O PARTO COMO EU VEJO... OU COMO EU O DESEJO?


Nosso estudo deu voz às mulheres, quando ainda em seu período gestacional, quanto às suas expectativas - e finaliza por expor o seu desejo: de ser acolhida, poder demandar o serviço, poder fazer perguntas e obter respostas - isso durante a gestação, no acompanhamento pré-natal; obter a vaga; ser respeitada, ter espaço para sua dor e vulnerabilidade, poder gritar se o desejar; ter assistência de boa qualidade, com acesso disponível à tecnologia quando necessária; ser reconhecida como alguém que tem vontades, desejos e necessidades e, finalmente, poder compartilhar com os profissionais os temores, as alegrias e os prazeres da gestação e do parto.

Cadernos de Saúde Pública Print version ISSN 0102-311X Cad. Saúde Pública vol.18 no.5 Rio de Janeiro Sept./Oct. 2002 doi: 10.1590/S0102-311X2002000500023

Expectativas de gestantes, usuárias do SUS, acerca do parto e da assistência obstétrica

Sonia Nussenzweig Hotimsky

Daphne Rattner

Sonia Isoyama Venancio

Cláudia Maria Bógus

Marinês Martins Miranda

Resumo

Explicações para a elevação das taxas de cesárea em nosso país giraram em torno da forma como se organizou a assistência obstétrica, a formação dos profissionais de saúde e a demanda de cesarianas pelas parturientes. Neste trabalho nos propusemos a identificar as expectativas de gestantes em relação ao tipo de parto. Foram realizados três grupos focais em um hospital público na cidade de São Paulo. As categorias de análise foram: parto normal, fórceps, cesárea, pré-natal e assistência ao parto. Nesses grupos, pudemos identificar demanda por cesárea em multigestas associada ao desejo de laqueadura tubária e, mais que medo da dor do parto, as mulheres temiam as reações dos profissionais de saúde às suas queixas. Evidenciou-se deficiência de informações sobre questões da vida reprodutiva, todavia, a preferência era pelo parto vaginal, sendo a cesárea temida pelos riscos a ela associados. As autoras propõem a revisão da demanda das mulheres por cesárea como um dos fatores principais da escalada de partos cirúrgicos em nosso sistema de saúde.

Palavras-chave Saúde Reprodutiva; Obstetrícia; Parto; Pesquisa sobre Serviços de Saúde

Leia a pesquisa aqui

#Assistênciaaoparto

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2018 Amigas do Parto

  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now