ESTAVA EXTASIANTE

 

 

O primeiro momento pós parto (um parto domiciliar debaixo do chuveiro na mão da doula!) para mim foi INCRÍVEL, em todos os sentidos. Estava extasiante, feliz com o parto que tive e ao mesmo tempo embasbacada com a presença do novo serzinho na minha vida, o Francisco. Eu digo para minhas amigas que o nascimento de um filho, pra mim, foi a experiência mais exquisita que eu já vivi. Você ser aquela que gesta e põe no mundo uma vida como a sua levanta um monte de questionamentos e sentimentos, dos mais diversos.

 

Eu olhava para as pessoas na rua e sentia um enorme amor pela humanidade, me sentia potente, e muito feminina, mas ao mesmo tempo pequena perto do mistério que é a existência. Aliás, a sensação era de estar num limbo, de plenitude de sentido, onde as coisas todas têm uma importância que no nosso cotidiano poucas vezes experiênciamos.

 

Logo retomei minha vida sexual, e este período durou cerca de dois meses. O segundo momento foi de uma leve depressão. Meu filho deu muito trabalho nos seus primeiros meses. Chorava muito porque queria as "coisas do mundo" de maneira bem voraz mesmo, mas muito precocemente pois não tinha maturidade física ainda. Quando começou a engatinhar com 4 meses, foi melhorando aos poucos. Sentia uma enorme impotência por não conseguir acalmá-lo, pela perturbação da família com o modo que escolhi cuidar dele, das pessoas por não fazer o que geralmente se faz...comecei a sentir uma enorme necessidade de dar um rumo profissional à minha vida que até então estava estacionada, e me sentia angustiada de não ter nunhum tempo para mim. Meu marido sofreu com esta minha fase. Agora que o Francisco está mais independente, e chora menos, posso ler meus e-mails!!!, fazer mais um pouco daquilo que me interessa, e estou de novo me sentindo mais forte, e um pouco mais serena também, menos eufórica de como me sentia no pós parto. Enfim, uma montanha russa mesmo!


Cristina Toledano dos Santos tem 27 anos, é psicóloga, mora em São Paulo (SP). Email: cristoledano@hotmail.com

 

São Paulo (SP) 01/06/2007

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

ONDE ESTÁ?

July 6, 2017

1/1
Please reload

Recent Posts

April 20, 2020

December 2, 2019

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags