ICTERÍCIA E DESITRATAÇÃO

January 26, 2017

 

Icterícia é a cor amarela da pele e mucosas (por exemplo boca e olhos), provocada pela acumulação de bilirrubina. O único período da nossa vida em que ficar ictérico é normal é nas primeiras semanas de vida. Depois deste período icterícia significa sempre doença.

 


Podemos, por questões de compreensão, dividir em 3 situações de icterícia neonatal

1. Icterícia fisiológica        

Cerca de metade dos bebés apresentam algum grau de icterícia com aparecimento nos primeiros dias de vida. É a chamada icterícia fisiológica.

O aleitamento materno não provoca ou agrava a icterícia fisiológica e, pelo contrário, ajuda a preveni-la ou diminui-la. A alimentação ao peito ajuda o funcionamento do intestino e dessa forma a eliminação da bilirrubina.

Se o bebé precisar de fototerapia (eliminação da bilirrubina com a ajuda de luz) a amamentação deve continuar. Não é necessário dar água ao bebé, por biberão ou de outra forma, mas deve amamentar mais vezes.

Geralmente desaparece ao fim de uma semana, mas em bebés amamentados pode demorar mais tempo.
 2. Icterícia do aleitamento materno


Não se trata de um tipo de icterícia propriamente dito, mas antes o agravamento da icterícia, que ocorre por uma amamentação deficiente. Se existir uma má pega o bebé mama mal, com pouca eficácia, retirando pouco leite dos seios maternos e ingerindo pouco. Fica com fome, podendo apresentar-se pouco activo e pouco interessado em mamar. A icterícia surge ou agrava-se, o bebé fica desidratado e perde peso. Pode ser uma situação muito perigosa para a saúde do bebé e portanto precisa de recorrer ao médico.

Para evitar esta situação deve:

    *
      Amamentar pelo menos 8 a 12 vezes por dia, nos primeiros dias;
    *
      Evitar água, soro ou chás, que só agravam a situação;
    *
      Evitar a utilização de chupetas ou biberões;
    *
      Deve ter uma consulta na primeira semana após a alta, onde será feita uma avaliação da amamentação;
    *
      Deve recorrer ao médico se o seu bebé não mama bem, se está sonolento, parado;
    *
      Deve recorrer ao médico se se agravar a icterícia.        
3. Icterícia do leite materno


Existe outro tipo de icterícia, de início um pouco mais tarde, conhecida pelo nome de ?icterícia do leite materno?, provocada por uma substância do leite humano ainda mal conhecida. Normalmente tem início mais tarde, na 1ª semana, entre os 5 e os 7 dias e pode demorar até 10 semanas. O diagnóstico faz-se por exclusão de outras causas. Acontece em bebés saudáveis, com boa actividade e que continuam a aumentar de peso. Não se deve parar o aleitamento materno mas, por vezes, pode ser necessário tirar sangue para excluir situações de doença.

Fonte: Amamentar.net

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

ONDE ESTÁ?

July 6, 2017

1/1
Please reload

Recent Posts

April 20, 2020

December 2, 2019

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags