A BIDIMENSIONALIDADE DA COMPREENSÃO DO PARTO NA OBSTETRÍCIA CONTEMPORÂNEA

January 29, 2017

 

 

O artigo de José Ferrari “Autonomia da gestante e o direito pela cesareana a pedido” segue as linha geral de um argumento antigo que situa o atendimento ao parto num contexto sócio-econômico. Há ricas e pobres, cultas e ignorante, cesáreas eletivas e parto vaginais: ter dinheiro garante os direitos.

 

          Além do mais o autor advoca os princípios de autonomia e respeito pela mulher que acompanham sua defesa da cesárea eletiva, como segura e predicate, livre escolha da mulher, preferência do obstetra.

 

          O artigo justamante critica os extremismo do fautores do parto natural como era inevitável, pois toda demagogia é burra por definição e do parto natural argumentou-se por demais e nem sempre com consciência.

 

          Mas a questão principal que merece nossa observação é a visão bidimensional do parto, achatada e pobre. Não há psicologia, espiritualidade, sentir, não há ritualística, não há “feminino”. Nada de inimical. Nada de mulher ativa, para não contar a desconsideração do significado do trabalho de parto e parto para o desenvolvimento psico-físico do bebê.

 

          Acomodado em verdades “seguras” e numa perspectiva banalizadora do parto, tudo o que o nosso doutor Ferrari sabe dizer é enfatizar o avanço que a operação cesárea representa como forma legítima de dar à luz, modernidade essa em perfeita consonância com a nova independência feminina do homem e dos valores tradicionais.

 

          Apesar de ser delicado tirar do contexto uma frase, não pude me conter frente a este trecho. Se trata do comentário (que cito por inteiro) ao artigo 2 do Código de Ética Médica de 1988: “O médico agirá com o máximo de zelo para com as gestantes que, de forma livre e esclarecida, consentirem e optarem pela cesárea eletiva.” É uma ameaça?


Adriana Tanese Nogueira, Psicanalista, filósofa, autora, educadora perinatal, fundadora da ONG Amigas do Parto. www.adrianatanesenogueira.org

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

ONDE ESTÁ?

July 6, 2017

1/1
Please reload

Recent Posts

April 20, 2020

December 2, 2019

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags