A BIDIMENSIONALIDADE DA COMPREENSÃO DO PARTO NA OBSTETRÍCIA CONTEMPORÂNEA

O artigo de José Ferrari “Autonomia da gestante e o direito pela cesareana a pedido” segue as linha geral de um argumento antigo que situa o atendimento ao parto num contexto sócio-econômico. Há ricas e pobres, cultas e ignorante, cesáreas eletivas e parto vaginais: ter dinheiro garante os direitos.

Além do mais o autor advoca os princípios de autonomia e respeito pela mulher que acompanham sua defesa da cesárea eletiva, como segura e predicate, livre escolha da mulher, preferência do obstetra.

O artigo justamante critica os extremismo do fautores do parto natural como era inevitável, pois toda demagogia é burra por definição e do parto natural argumentou-se por demais e nem sempre com consciência.

Mas a questão principal que merece nossa observação é a visão bidimensional do parto, achatada e pobre. Não há psicologia, espiritualidade, sentir, não há ritualística, não há “feminino”. Nada de inimical. Nada de mulher ativa, para não contar a desconsideração do significado do trabalho de parto e parto para o desenvolvimento psico-físico do bebê.

Acomodado em verdades “seguras” e numa perspectiva banalizadora do parto, tudo o que o nosso doutor Ferrari sabe dizer é enfatizar o avanço que a operação cesárea representa como forma legítima de dar à luz, modernidade essa em perfeita consonância com a nova independência feminina do homem e dos valores tradicionais.

Apesar de ser delicado tirar do contexto uma frase, não pude me conter frente a este trecho. Se trata do comentário (que cito por inteiro) ao artigo 2 do Código de Ética Médica de 1988: “O médico agirá com o máximo de zelo para com as gestantes que, de forma livre e esclarecida, consentirem e optarem pela cesárea eletiva.” É uma ameaça?

Adriana Tanese Nogueira, Psicanalista, filósofa, autora, educadora perinatal, fundadora da ONG Amigas do Parto. www.adrianatanesenogueira.org

#Realidadeobstétrica

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2018 Amigas do Parto

  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now