ACORDO SOBRE O PROCESSO DE ESCOLHA INFORMADA

February 12, 2017

 

 

Para que fique claro o entendimento entre cliente e atendente é necessário que exista um documento escrito sobre o processo de escolha informada. Esse documento descreve sua prática. Ele é direcionado á qualquer pessoa interessada mas sobretudo á possivel clientes. Na minha opinião, apresentar este acordo é uma das coisas mais importantes que o atual Movimento das Parteiras tem promovido em termos de educação aos clientes e é uma marca registrada da diferença do Modelo de Cuidado oferecido pelas Parteiras.

 

O seu documento deve ser o reflexo de quem você é e o que você traz para a sua assistência como Parteira. A honestidade mais escrupulosa deve ser a caracteristica principal de seu documento. Uma apresentação honesta de suas formação e experiencias possibilita aos pais fazerem verdadadeiras escolhas informadas sobre a pessoa que irá prestar-lhes assistência. Eu sempre acreditei que as mulheres tem o direito de escolher a Parteira que quizerem. Porém cada Parteira tem a responsabilidade de comunicar com toda honestidade á uma mulher para que essa ultima saibe se por exemplo a Parteira atendeu poucos partos, nunca viu uma hemorragia ou se ela tem um passado colorido por experiencias médicas que influenciam suas precepções ou ainda qualquer outro detalhe que influencie ou defina sua prática. Ao final das contas ninguém, nem a Parteira e tão pouco os Pais com quem ela está trabalhando, pode ter certeza absoluta do que aconteceria em uma situação de emergência porém ela deve tentar informar-los da melhor maneira possivel, para que assim eles saibam plenamente o que estão escolhendo e, dentro dos limites humanamente possiveis, o que esperar.

 

Apresento meu Acordo na entrevista. Eu peço que os possiveis clientes o levem para casa e que leiam com calma devolvendo-o e assinando-o na primeira visita pré-natal se eles decidirem utilisar meus serviços. Algumas Parteiras enviam seus Acordos pelo correio junto com uma série de outros documentos, outras também oferecem uma cópia do documento assinado aos Pais.

 

O que  você pode incluir em um Acordo sobre o Processo de Escolha Informada:

 

- Quem é a Parteira e qual é a sua função

- O Status legal de sua profissão e do parto fora do ambiente hospitalat

- Sua filosofia de Asistência

- As realidades políticas das Parteiras, parto natural e do parto em casa

- Uma descrição de seu equipamento

- Sua formação e sua experiencia

- Seu curriculo

- Suas estatisticas

- Sua informação para contato e sua disponibilidade para comunicação

- Bibliografia


Adaptado e traduzido livremente do livro Holistic Midwifery (Partería Holística) de Anne Frye p. 525.

 

Tradução do inglês de Regine Marton.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

ONDE ESTÁ?

July 6, 2017

1/1
Please reload

Recent Posts

April 20, 2020

December 2, 2019

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags