ESCOLHENDO A SUA DOULA: PERGUNTAS QUE PRECISA FAZER


Queremos alertar todas as grávidas que escolher uma doula para acompanhar o próprio parto não garante que este seja tranquilo e fácil. A presença da doula não é sinônimo nem de parto feliz nem de parto normal. O trabalho de parto é realizado pela mulher em primeiro lugar, é uma experiência individual, íntima e vinculada à sua história de vida e à relação que tem com seu profissional de saúde.

Como ONG Amigas do Parto queremos frisar que o mais importante é estimular a

autonomia e sabedoria das mulheres. O marido, quando participante, pode ser uma excelente doula. No caso em que ele não se sinta à vontade, qualquer mulher que tenha uma boa história de partos pode acompanhar a gestante durante o trabalho de parto fazendo a função de uma doula.

Acreditamos que a função da doula, mais do que uma técnica, é o modelo das qualidades que todos os envolvidos na cena do parto precisam incorporar para que a humanização do nascimento aconteça: respeito, acolhimento, carinho, compreensão, apoio, compaixão. A doulagem é um trabalho do chakra do coração. A capacitação profissional não é necessária, qualquer técnica de relaxamento ou terapêutica só terá efeito positivo se for usada como suporte às qualidades acima listadas, caso contrário atrapalhará o processo.

Porque existe hoje no Brasil uma tendência a acreditar que a doula é a nova âncora de salvação para o parto normal feliz, estamos propondo este questionário-guia para ajudar as mulheres a fazer escolhas informadas e conscientes.

Perguntas que você deve fazer antes de contratar uma doula

Formação e filosofia de trabalho

1. Qual sua área de formação? Como se especializou no acompanhamento de gestantes durante o parto?

2. Há quanto tempo você pratica esta atividade? Quantos partos você já acompanhou?

3. Você tem experiência em outros tipos de serviços como de saúde e/ou educação?

4. Como você entende seu seu papel no parto?

5. Como você definiria a humanização do parto e nascimento?

6. Se você fosse contratar uma doula para lhe acompanhar em seu parto, quem você procuraria?

Organização de atividades

1. Qual o meio utilizado para a divulgação do seu trabalho?

2. Caso você não esteja disponível quando eu entrar em trabalho de parto, há a possibilidade de outro profissional de sua equipe acompanhar-me? Como você se organiza nesta situação?

3. Em caso afirmativo, há possiblidade de conhecer melhor essa pessoa que lhe dá suporte, e que pode vir a me acompanhar durante o trabalho de parto? (pegue o contato desta pessoa, nome completo, telefones, etc.)

4. Há algum compromisso em sua agenda ou empecilho que possa lhe atrapalhar em estar disponível para acompanhar-me no período provável do meu parto? (determine um período de 15 dias antes da data prevista e mais 15 dias depois)

5. Você tem alguma outra cliente que estará dando à luz na mesma época que eu? O que você fará se nós entrarmos em trabalho de parto ao mesmo tempo?

Custos

1. Quanto você cobra para acompanhar um parto? Além deste valor, há algum outro custo extra?

2. Você parcela o pagamento? Se sim, de que forma seria?

Serviços

1. Você oferece acompanhamento durante a gestação? Ajuda na preparação de um plano de parto?

2. Que atividades/cuidados você presta durante o trabalho de parto e durante o parto?

3. Que técnicas/procedimentos/condutas você costuma utilizar para o alivio da dor?

4. O que você acha de _____________________? (Pergunte a opinião dela sobre alguma dúvida que possa estar em sua cabeça, como dor, desconforto, ou o papel do seu parceiro no parto.)

5. Em que momento do trabalho de parto você começa a me acompanhar?

6. Por quanto tempo após o parto você nos acompanhará?

7. Você presta algum serviço no resguardo? Qual?

8. Como posso entrar em contato com você? Aonde te encontro mais facilmente? (anote todos os contatos, como telefone, e-mail, celular, endereço, etc.)

9. Qual o papel do meu parceiro durante todo o processo?

Experiência com obstetras e hospitais

1. Você já acompanhou alguma gestante que tenha sido cliente do meu médico? (Caso positivo:) Como foi a experiência? (pergunte detalhes sobre os serviços, procedimentos, etc.)

2. Você já acompanhou alguma outra gestante que deu à luz no mesmo hospital que eu planejo ir? (Caso Positivo:) Como foi a experiência? (pergunte detalhes sobre os serviços, procedimentos, rotinas, conforto, etc.)

#Escolherumadoula

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square