DOULA E GESTANTE: RELAÇÃO HUMANA

Na minha opniao, o tema mais importante, básico, esencial, o pré-requisito para qualquer Doula é o de "A relacao humana" entre ela doula e a gestante.
Sendo a gestante representate de um todo (bebê, marido, família), bem como de seu historico pessoal, precisamos estar inteiras para enxergar o outro integralmente. Inteira, na minha opnião, é uma pessoa ativa no caminho do autoconhecimento, aquela que diariamente observa suas reações e suas emoções, que busca aprender com os seus erros e que se prope alguma transformação pessoal positiva constantemente.
Outro tema importante é como a Doula lida com os vários tipos de mulheres. Para mim, a Doula deve ser ela mesma o tempo todo ao lidar com cada tipo de personalidade. Ela mantém uma postura ética e profissional.
O diferencial da Doula é que ela se envolve com cada mulher, mas com distanciamento. A Doula INTUI, SENTE COM O CORAÇÃO, FAZ A LEITURA CORPORAL, SE INSPIRA, DEIXA BROTAR SUA CRIATIVIDADE... tendo sempre em mente empoderar a pessoa mais importante, a mulher gravida.
SE EU ME CONHECO E POSSO CONHECÊ-LA.
SE EU ME RESPEITO EU POSSO RESPEITÁ-LA.
SE EU ME PROPORCIONO EU POSSSO PROPORCIONAR.
SE EU SOU LIVRE EU POSSO LIBERTÁ-LA.
SE EU SOU FORTE EU POSSO FORTALECÊ-LA.
A Doula atua com o seu coração, e não com o seu ego. Ela deve ser como uma pitada de açúcar em uma sobremesa completa. Ela deve ser silenciosa e acima de tudo HUMILDE.