APRESENTAÇÃO CEFÁLICA COM DORSO ANTERIOR

July 31, 2017

 

“Bom dia,


Gostaria de tirar uma dúvida, estou um pouco confusa. Minha GO disse que a posição do meu bebê não está favorável para o parto normal, mas que ainda tem uma semana para ele virar. O ultra-som diz: "Situação longitudinal, apresentação cefálica com dorso anterior". Essa não seria a posição mais satisfatória? Ou estou fazendo confusão?

Obrigada.

Roberta”


Responde nossa colaboradora, Regine Marton, enfermeira obstetra e doula:



“Olá Roberta,

Seu bebê está numa boa posição para nascer, pois sua cabeça está em baixo. O termo ‘dorso anterior’ significa que, em vez da coluna do bebê estar de frente para a sua barriga, ela está apoiada em sua coluna vertebral. Conseque visualisar isso? Se trata de uma variação da posição normal que não vai impedir o parto vaginal. Como sua GO falou, o bebê pode virar sozinho, discordo porém dela quando tira conclusões a respeito do parto.

A posição de seu bebê se chama ‘cefálica posterior’ e o parto pode se desenvolver de maneira completamente normal. O que acontece é que, simplismente, o bebê vai virar para a posição ‘cefálica anterior” (o dorso dele contra sua barriga) durante a fase da dilatação ou da expulsão.

Para ajudar a virada antes do parto você pode: caminhar de quatro patas, subir escadas (sem exagerar, claro), fazer muita danca do ventre para favorecer a acomodação do bebê em sua bacia, entre outras coisas.

Se o bebê não virar, não se agite. Respire fundo e tenha paciência. O parto pode demorar um pouco mais.

O que pode fazer durante o parto: caminhar, balançar, se acocorar, dançar a danca do ventre. O importante é manter a calma e não deixar que a pressa dos profissionais interfira.

Durante a fase do expulsivo é bom não ficar deitada de costas, porque isso fecha a bacia e atrasada a decida do bebê. Caso queira ficar deitada, escolha a posição de lado. Melhor ainda é ficar na vertical ou acocorada. De quatro também é bom. Inventa. Encontre as posições favoráveis e já vá pensando nelas antes do parto.

Ter uma doula durante o parto pode ser muito útil. De preferência alguém com experienca em partos demorados. Ela te dar avisos e te ajudar a encontrar e trocar de posições. Beba e urine com frequência, porque uma bexiga cheia impede a descida do feto na pelvis.

Se o bebê não virar mesmo durante o parto, não se preocupe. Ele pode nascer desse jeito, sem problemas. Só se trata de uma posição que exige mais atenção durante a saída da cabeça.

Em em resumo: a posição cefálica posterior não é indicação de cesárea. O parto vaginal é possível sem complicações. Eu mesma já acompanhei muitas mulheres neste caso. Esse comentário é resultado de minha própria experiência e das pesquisas baseadas em evidências científicas que você pode encontrar na Biblioteca Cochrane Brasil.

Se sua GO insiste em indicar cesárea, aconselho a trocar de médica.


Regine Marton MS CNM

Aviva Institute Midwifery school

Enfermeira Obstetra, Doula

Aquanatal Instructor,Watsu Provider,

Natal (RN) Brasil”


Para quem quiser contatar Regine, seu email é: parteiranagua@yahoo.com

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

ONDE ESTÁ?

July 6, 2017

1/1
Please reload

Recent Posts

April 20, 2020

December 2, 2019

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags