PREVENÇÃO DA LACERAÇÃO DO PERÍNEO

July 31, 2017

 

 

Preparar o períneo para o parto é importante. Como uma de nossas formadoras diz na resposta a esta moça, não há no estilo de vida moderno nenhuma outra forma de exercitar o períneo a não ser fazendo exercícios específicos. Nem por isso, a episiotomia se torna necessária. A laceração do períneo é perfeitamente evitável e um grau pequeno de laceração é algo perfeitamente curável em pouco tempo. Em primeiro lugar, porém, vamos zelar pela integridade do períneo.


“Olá,

 

O que consideram mais importante na prevenção da laceração do períneo?

 

Será a massagem durante a gravidez? Há quem diga que é muito eficaz mas também há quem defenda que não serve para nada. As compressas de água morna e/ou aplicação de óleos no momento da coroação e até saída da parte mais larga da cabeça do bebé? A posição adotada pela parturiente para parir? O controle dirigido da quantidade de força exercida pela mulher no momento da saída da cabeça?

 

Tenho ouvido muitas opiniões divergentes sobre esta questão e, geralmente, não há um consenso. No entanto, fico sempre a pensar que se for possível utilizar todas estas técnicas juntas o resultado poderá ser muito positivo. Também acredito que a preparação e a experiência do profissional que assiste o parto é o mais importante de tudo, mas gostaria de saber a opinião de vocês.

 

Margarida”

 

Na minha experiência o que mais funciona é a preparação do períneo durante a gestação por meio de massagens com óleos de amêndoas e exercícios (de Kegel). No momento do parto a lubricação com óleo costuma dar bons resultados, apesar de que a posição vertical creio que é o que mais ajuda.

 

Em nossa cultura, onde nos sentamos em cadeiras e usamos vasos sanitários, se não exercitarmos o períneo mediante exercícios específicos não trabalhamos esta região tão importante.

 

A respeito do puxo guiado, acredito que uma mulher bem acompanhada em sua gestação tem a segurança suficiente para deixar fluir seu instinto e que seje ele a guiá-la.

 

Maru Drexler, doula, consultora em aleitamento materno, educadora perinatal, formadora dos cursos da ONG Amigas do Parto

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

ONDE ESTÁ?

July 6, 2017

1/1
Please reload

Recent Posts

April 20, 2020

December 2, 2019

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags