AMAMENTAÇÃO RELACIONADA COM INTELIGÊNCIA

March 21, 2019

Num grande ensaio sobre a lactação humana, os pesquisadores encontraram provas que a amamentação prolongada está associada com melhores resultados em testes de inteligência na infância. Os resultados, publicados na edição de Maio de “Arquivos de Psicologia Geral”, parece confirmar o que outros estudos observacionais haviam já levantado.

 

Investigadores Bielorussos treinaram 8,457 pares de mães e filhos com um extenso programa educacional sobre amamentação, enquanto que um grupo de controlo de 7,856 pares recebeu os cuidados padrão. Aos três meses, 73% das mães treinadas, mas apenas 60% das do grupo de controlo, estavam ainda exclusivamente em amamentação. Aos seis meses, a amamentação exclusiva havia diminuído substancialmente nos dois grupos, para 7,9% no grupo que recebeu o treino e apenas 0,6% no grupo de controlo.

 

Aos seis anos e meio, as crianças que tiveram um maior período de amamentação registaram melhores resultados em vocabulário, correlação de palavras e Q.I verbal, apesar das diferenças noutros testes de inteligência não serem significantes. As avaliações  dos professores foram bastantes mais altas nas crianças que foram amamentadas por mais tempo.

 

Não é ainda claro se estas diferenças se devem aos elementos nutricionais do leite materno ou se estão associados à interacção social e emocional entre mãe e filho durante a amamentação. Contudo, o autor do estudo, Dr. Michael S. Kramer, um professor de Pediatria da Universidade McGill de Montreal, afirma que os resultados não podem ser explicados pela relação entre mãe e filho. “É o leite materno que é responsável pelos resultados”, confirma.

 

Fonte: The New York Times 

 

Fonte: http://www.alimentacaosaudavel.org/Amamentacao-Inteligencia.html

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

ONDE ESTÁ?

July 6, 2017

1/1
Please reload

Recent Posts

April 20, 2020

December 2, 2019

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags