LEITE MATERNO PODE EVITAR DOENÇAS EM BEBÊS E MÃES

Este é um dos assuntos mais comentados nestes dias, quando acontece a XIII Semana Mundial de Aleitamento Materno

Os médicos afirmam sempre que até os seis primeiros meses de vida a maioria dos bebês não precisa de nada além do leite materno como fonte de alimentação. Só o aleitamento materno pode evitar problemas como diarréia, infecção respiratória e diminuir o risco de alergias, hipertensão, diabetes e a chance de obesidade.

De acordo com a pediatra e coordenadora do Programa Saúde da Criança e do Adolescente, Raquel Cazabona, o ideal é que depois dos seis meses de idade outros alimentos sejam introduzidos na dieta, mas que o aleitamento seja feito até os dois anos ou mais, já que isso evita muitas doenças e mortes infantis.

“As mães ainda têm muitas dúvidas e muitos mitos pairam no ar. A cultura ainda traz em voga a mamadeira e a chupeta, então a intenção é que a gente vá mudando essa cultura progressivamente para que a saúde se estabeleça. É muito importante também que a família apóie as mães neste momento”, disse.

O leite materno é uma vacina natural, pois os anticorpos que a mãe produziu no organismo, ao longo de sua vida, nas ocasiões em que esteve doente, serão repassados ao bebê pelo leite, protegendo-o contra uma série problemas. Outras substâncias também presentes no leite estimulam a produção das defesas do organismo do próprio bebê, que então se “arma” contra a invasão de possíveis inimigos como bactérias e vírus.

Estudos mostram também que o aleitamento materno diminui em até 60 vezes a necessidade de internações hospitalares de bebês menores de três meses e o leite tem as substâncias nas quantidades e qualidades adequadas para o ser humano. Além disso a amamentação traz vantagens para as mães. “Evita o câncer de mama e de ovário, faz o útero voltar ao tamanho normal mais rápido depois do parto, previne hemorragias e a osteoporose. Amamentar também auxilia na prevenção contra a depressão pós-parto”, destacou Raquel Cazabona.

quinta-feira, 4 agosto, 2011 12:50

Fonte: http://www.farolcomunitario.com.br/uberlandia_100_1120-leite-materno-pode-evitar-doencas-em-bebes-e-maes.php

#Aleitamentomaterno #Saúdedacriança

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2018 Amigas do Parto

  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now