MEDIDAS PARA UMA AMAMENTAÇÃO FELIZ

March 22, 2019

Sentir o calor e o carinho do bebê na hora da amamentação é um momento único para a mãe, mas para isso é preciso tomar alguns cuidados. A autônoma Margareth Brito sofreu nos seis primeiros meses de amamentação de seu filho. “Eu chorava muito, a dor era terrível, os bicos dos meus seios ficaram todos rachados, chegaram a sangrar”.


As mulheres podem apresentar vários transtornos durante a amamentação: rachaduras, leite empedrado e a mastite infecciosa (inflamação das mamas através de rachaduras) ou não infecciosa (inflamação das mamas sem rachaduras).


Felizmente esses problemas podem ser evitados. A coordenadora do banco de leite da Santa Casa, Cynara Souza, explica que é necessário tomar uma série de cuidados antes do parto e durante o aleitamento da criança. “As mães precisam de apoio. Muitas saem com dúvidas após ter o bebê. Com orientação de como se preparar para amamentar, o aleitamento será muito mais tranquilo”.


Segundo um levantamento feito pela Organização Mundial de Saúde e pelo Unicef, realizado em 2009, 48% das mulheres param de amamentar antes dos três meses. “As mulheres acabam atribuindo os problemas nos seios à amamentação. O que não é verdade. Sem o devido cuidado aparecem as feridas nos seios e as mães acabam desmamando cedo os filhos”.


ENCONTRO


Cynara também afirma que o primeiro encontro do bebê com o seio da mãe é muito importante. “Essa hora após o nascimento é crucial para o desenvolvimento do bebê e deve ser auxiliado pelos profissionais de saúde”.


Apesar da ansiedade, para a estudante Taynara Fonseca, mãe de gêmeos que nasceram em julho aos seis meses de gestação, a primeira amamentação foi duplamente especial e bem tranquila. “Hoje (ontem) foi a primeira vez que amamentei a Ana Luiza. O outro bebê ainda está na encubadora, mas estou muito feliz. Ocorreu tudo bem, pois tive todo o acompanhamento na Santa Casa”, comenta. 


PARA AMAMENTAR BEM


- Até os seis meses, o leite materno deve ser o único alimento do bebê;


- Se o peito estiver com muito leite, a mulher deve esvaziar antes de amamentar;


- Durante a amamentação, pegar corretamente o bebê. A posição mais tradicional é a que a mãe está sentada com a coluna apoiada. O corpo do filho deve estar inteiramente de frente, ou seja, a barriga voltada para o corpo da mãe, com a cabeça e a coluna em linha reta, no mesmo eixo. A boca fica reta para o bico do peito.


- Encostar o bico do peito na boca do bebê, para ele virar a cabeça, o chamado reflexo da busca.


- A boca do bebê deve cobrir todo o bico e aureola do peito, para facilitar a saída do leite.


- A boca do bebê deve ser levada em direção ao mamilo e não o contrário.


- A bochecha do bebê deve estar redonda (cheia) na hora da amamentação;


- Passar o leite pelos mamilos ajuda a hidratar e a cicatrizar as fissuras. Na hora de lavar usar apenas usar água e sabão. Caso não haja melhora procurar o serviço de saúde.


Fonte: Ministério da Saúde

Terça-feira, 13/09/2011, 07h38

Fonte: Diário do Pará: http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-142038-MEDIDAS+PARA+UMA+AMAMENTACAO+FELIZ.html

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

ONDE ESTÁ?

July 6, 2017

1/1
Please reload

Recent Posts

April 20, 2020

December 2, 2019

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags