PRINCIPAIS PROBLEMAS DAS MÃES QUE TRABALHAM E AMAMENTAM

Primeiramente, acho que a falta de incentivo da familia e do próprio local de trabalho são peças fundamentais para a desistência de amamentar; em segundo lugar acredito que a falta de informação sobre como realizar coleta e armazenamento do leite materno são importantes problemas. Além disso, a licença, por lei, para amamentar após o retorno ao trabalho é muito pequena e não estimulante.

 

Há locais, porém, em que as coisas são mais positivas. A s mamães são apoiadas e incentivadas, sendo liberadas sempre que precisam, a todo e qualquer momento para amamentar meu filho.

 

Acredito que seja necessária uma mudança de atitude em geral. Deve haver apoio incondicional da familia e também do pediatra, o qual muitas vezes receita leite maternizado/formulas assim que o recém-nascido tem alta hospitalar. Também acredito que os profissionais de saúde devem incorporar as práticas de coleta e armazenamento do leite da mãe em seu cotidiano. O mais imporante é que a mãe tenha consciência da importancia do leite dela (materno) para o bebê, cuja superioridade  deve ser sempre lembrada e colocada em evidência!

Há três mensagens que como profissionais devemos passar para a mãe que amamenta e trabalha fora:

 

1) Acreditar em si mesma é fundamental para ser bem sucedida. Acredite que você pode amamentar seu filho(a) mesmo após retornar ao trabalho... tenha paciência... estarei aqui pra ajudá-la no que for necessário;

2) Hoje estou aqui em sua casa para ajudá-la a armazenar, retirar e fornecer seu próprio leite ao seu filho, quando precisar trabalhar. Os frascos devem ser limpos com agua e sabão, fervidos e de preferência que tenham tampa e que sejam de vidro ou plástico duro. O leite deve ser retirado do seio e armazenado com higiene. Devemos sempre usar o leite estocado mais antigo. O leite materno ordenhado pode ser armazenado por 15 dias no congelador; por 3 meses no freezer separado de outros alimentos; ou 24 horas na geladeira;

3) Você tem crédito de lei, mamãe, para sair de seu trabalho e ir até onde está seu bebê, para amamentá-lo duas vezes ao dia, por trinta minutos. É legal, converse com seu empregador, afirme sua vontade em amamentar seu bebê. Você conseguirá!


Na primeira consulta de enfremagem, logo no principio da amamentação, eu diria para a nutriz :


"O Leite Materno é o melhor alimento que o seu bebê pode receber! Ofereça seu peito sempre que a criança quiser e pelo tempo que for necessário! Essa é a livre demanda da amamentação! O seu leite é o mais completo alimento para o bebê que acabou de nascer. Não é necessário oferecer nada além do leite materno até os 06 meses de idade do seu filho."

Para os passos para implementação de um lactário consultar:  http://e-legis.anvisa.gov.br/leisref/public/showAct.php?id=376&word=crian%C3%A7as%20atendimento%20m%C3%B3veis


Tatiana Stanzani Acquarone é enfermeira e conselheira em Aleitamento Materno.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

ONDE ESTÁ?

July 6, 2017

1/1
Please reload

Recent Posts

April 20, 2020

December 2, 2019

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags