PRODUÇÃO DO LEITE E POSIÇÃO PARA AMAMENTAR
Na amamentação, há dois elementos necessários: a mama que produz e secreta leite e a criança para sugá-lo. A maneira em que a criança é colocada no peito vai determinar a bem sucedida combinação destes dois elementos. É importante saber que há muitas variações no tamanho e forma dos seios da mulheres e isso não interfere na produção de leite.
Como funciona:
* Nos alvéolos: o leite é produzido.
* Seios lactíferos e os dutos : levam leite ao mamilo.
*O mamilo e poros : através dos quais o leite para o bebê.
A produção de leite materno depende dos níveis hormonais da mãe e da remoção adequada do leite materno.
Durante a gravidez, o tecido glandular das mamas produzem colostro. No final da gravidez, começa a produção de ocitocina e prolactina, que são então estimulados pelo lactente. É necessário que os níveis de prolactina permanecem elevados para os alvéolos a produzir leite. Os níveis permanecem elevados quando o bebê mama, especialmente à noite.
A ocitocina ajuda a contração do musculo, ao redor alveolos... ejetando o leite para os ductos... e dai para a boca do bebÊ.
A respeito da técnica de amamentar:
1. Mãe em posição confortavel, costas apoiadas e bebê posicionado no antebraço (angulo cotovelo). Oferecer o seio, sustentao com a mão;
2. A criança abocanha o mamilo e parte da aréola. A mãe pode roçar o mamilo na boca do bebê, para que o mesmo abra-a. Os seios lactíferos são atingidos se a pega for correta, e a língua os "massageia"... fazendo o mesmo serem comprimidos pelo palato --> saída de leite!
3. Abdômen da criança em contato com o da mãe; boca aberta, recobrindo a aréola; o nariz do bebê toca a mama;
4. Amamentar não deve ter doer, se ocorrer, retirar a criança e recomeçar.