MULHERES DE FIBRA EM BUSCA DE SEU PARTO

April 1, 2019

Cara Adriana,

 

Meu nome é Silvia F., tenho 37 anos e estou na minha quarta gestaçao. Fiquei gravida aos 18, 20 e 22 anos, portanto meus filhos hj tem 18,16 e 14 anos. Me separei na gestaçao do caçula, e depois de muito tempo, voltei a viver.

No mes de janeiro deste ano, fiquei gravida, estou na 15 semana. O pai deste bebe esta apavorado e ate o presente momento nao se manifestou, pra quem ja criou 3 filhos sozinha, este agora veio como a cereja do meu bolo, e assim o é, pq é a minha primeira menina, assim minha intuiçao me diz, e eu tenho certeza q é, como tive nos outros.

 

Desde o primeiro instante q soube q estava gravida, decidi q este parto seria A MEU MODO, e nao mais como deve ser. Os dois primeiros nasceram de parto normal, o primeiro ainda levei o pique, o segundo natural, e o terceiro veio de cesarea (pq só neste ultimo eu tinha convenio, entao vai saber a real necessidade nao é?!) este parto foi o mais dificil, briguei, lutei com o medico, mas dentro do hospital, sozinha, na "sala da dor", o q fazer?! os outros embora chamados de partos normais, de normal nao ha nada, o bebe nao nasce e vem pra vc, vc nao o segura, nao o pega, nao o olha, enfim qdo vc o conhece, ja passou por tantas maos e ja com a adrenalina cedendo espaço ao cansaço.

 

Desde janeiro me dedico a leitura sobre partos domiciliares, e na agua, como pretendo q seja o nosso, meu e de sofia, e assisto videos pra q nos familiarizemos.

 

Moro no interior de SP, Franca, e aqui nao ha doulas, cmo ja procurei saber, e tento achar na regiao, em MG, cidadezinhas, parteiras, com suas antigas experiencias, mas nao sei se encontrarei, um outro obstaculo para o parto assistido por Doulas, é o valor, ja q, como nao programei tal gestaçao, o pai ate agora esta se fingindo de morto e tenho os outros filhos, tal valor, tem superado e muito o meu orçamento. Valor este q vi em campinas.

Gostaria e muito do auxilio de vcs, pra q possa realizar o meu sonho, e poder ter o meu bebe da forma mais NATURAL, E SAUDÁVEL PRA NÓS... mas sem q isso implique no medo, ou na insegurança q tb podem estragar todo este momento de magia.

 

Aqui na minha cidade nao encontrei obstetra, q va assistir ao parto em casa, é uma regiao ainda muito arraigada no "como deve ser" e acho q os profissionais da area tem medo de se arriscar. Obrigada desde ja pela atençao na leitura deste e-mail, e se possivel numa resposta ou ajuda q me facilite tal sonho.

Fique com Deus

Silvia

--------------------------------

 

Olá Silvia,

parabéns, viu? :-) Muito boa a tua postura.

Nós não temos equipe médica ou coisa parecida.

Em primeiro lugar você precisa de uma parteira. A doula é totalmente dispensável se você tiver a profissional certa contigo.

Você achou alguém para acompanhar teu parto?

Quais outras informações você precisa? A que distância está Franca de Campinas?

Um abraço e aguardo seu retorno

Adriana

---------------------------

 

Adriana,

É, nao encontrei a parteira... e aqui na regiao, nao consigo descobrir nenhuma enfermeira obstetra q faça domiciliar... Franca fica à 300km de Campinas... vc sabe de alguem?!

Obrigada

Silvia

-----------------------------

 

Silvia

Em Campinas há uma ótima doula que talvez tenha valores acessíveis. Vou te passar o email dela. Na mesma cidade também tem o Centro de Parto Alternativo da UNICAMP. Você poderia ter o parto lá. O que acha? Seria possível?

Um abraço

Adriana

-----------------------------

 

Adriana,

Aguardo o e-mail da doula. Em Campinas seria muito mais dificil, pra fazer o parto sem alguem profissional junto, apenas eu e minha mae, é inviavel?! nao ha como ensina-la a cortar o cordao umbilical?! acho q toparia fazer ate mesmo sozinha...

Abçs

Silvia

-----------------------------

 

Silvia,

 

O Guia da Grávida Informada e Consciente que acabamos de publicar contém orientações sobre o parto domiciliar assistido E desassistido. Pode comprá-lo pela internet, no site da editora: www.biblioteca24horas.com.

 

Acho graça da tua pergunta, era a mesma preocupação do casal do Rio: como cortar o cordão umbilical? A Marina diz que ficou tudo claro quando perguntei se já haviam cortado cebola! :-) Enfim, não há mistério, cortar é cortar e uma tesoura funciona do mesmo jeito para cortar papel ou cordões umbilicais, basta que seja esterilizada.

Agora, tudo isso é uma decisão bastante pessoal. Não quero estimular fantasias, mas eu sou uma das poucas nessa humanização aí que se levanta contra os valores comerciais do parto humanizado. Como já tive um parto domiciliar (e muito bom), posso dizer que pela minha experiência hoje em dia se não encontrasse alguém que me agrada e posso pagar teria sozinha e pronto. Mas digo isso a você porque já passou por 3 partos e não parece ser mulher fraca.

 

Dê uma olhada no que indiquei e qualquer coisa, me escreva.


Abraços


Adriana Tanese Nogueira, Psicanalista, filósofa, autora, educadora perinatal, fundadora da ONG Amigas do Parto. www.adrianatanesenogueira.org

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

ONDE ESTÁ?

July 6, 2017

1/1
Please reload

Recent Posts

April 20, 2020

December 2, 2019

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags