O QUE É A MENSTRUAÇÃO?

April 1, 2019

Primeiro, é importante dizer que o ciclo é dirigido pelo cérebro e não pelos ovários. Como o cérebro é também a sede das emoções, ele reage ao stress, portanto é difícil separar o ciclo menstrual dos outros processos. 

 

Breve descrição


Porque todo é um eterno círculo de renovação continuada, é preciso deixar de falar do ciclo como uma linha reta, mas vê-lo como um círculo nunca quebrado. Este conceito também é válido quando abordamos os chamados distúrbios mentruais.


Primeiro, é importante dizer que o ciclo é dirigido pelo cérebro e não pelos ovários. Como o cérebro é também a sede das emoções, ele reage ao stress, portanto é difícil separar o ciclo menstrual
dos outros processos.

O ciclo é a manisfestação exterior de interações complexas dos hormônios entre si. A duração ideal é de 28 dias, ou seja um mês lunar.

Quem governa todo o ciclo é a hipofise, com a secreção de maneira cíclica do hormônio gonadotropina, que se manifesta por pulsações variando em diferentes momentos do dia. Muitos fatores podem afetar o rítmo da gonadotropina para o bem ou para o mal.

Sabe-se por pesquisas que mulheres morando juntas, num dormitório de faculdade, por exemplo, chegam a menstruar juntas. Que profundo significado tem este fato? Elas moram juntas, adormecem e acordam juntas, a luz é apagada na mesma hora todos os dias. Estabelece-se então uma sintonia na pulsação noturna da gonadotropina em todas essas mulheres que as levam a ter um ciclo menstrual parecido e simultâneo.

As luzes da cidade também são um fator sério de desregulação. Stress, como a morte de um parente querido, ou então a perda de peso devida à falta de alimentos, podem simplismente reduzir a pulsação da gonadotropina a tal ponto que não há mais menstruação.

A gonadotropina por usa vez estimula a secreção de um hormônio que promove a maturação dos folículos nos ovários. Ao receber essa messagem, os ovários começam a produzir estrógeno, que ajuda na maturação da parede uterina e na proliferação de vasos sanguíneos para a preparação do ninho que receberá  o ovo fecundado.

Quando tudo estiver pronto, o estrogênio manda um sinal para o folículo maduro com a finalidade de expulsar um óvulo maduro em uma das trompas. O nivel de progesterona, produzida em parte pelos ovários, vai ajudar na proliferação e aumento do endometrio uterino.

Tudo está pronto para receber o óvulo, mas desta vez não houve  fecundação, Os níveis de progesterona e estrogenio vão diminuir, mandando para o útero o sinal de que debe desfazer-se do ninho. Aí, chega o nosso sangue...

 

Em seguida, os ovários entram  em “dormência”, os hormônios também... até a gonadotropina mandar outra mensagem ao hormônio estimulador de folículos nos ovários. E nosso ciclo recomeça e vai até os 40, 50 anos, quando os níveis de hormônos começam a mudar. Mas esta é outra história....

 

Regine Marton MS CNM
Aviva Institute  Midwifery school
Enfermeira Obstetra, Doula
Aquanatal Instructor,Watsu Provider,
Recife PE Brasil
parteiranagua@yahoo.com

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

ONDE ESTÁ?

July 6, 2017

1/1
Please reload

Recent Posts

April 20, 2020

December 2, 2019

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags