PARTO NATURAL, PARTO NORMAL E PARTO HUMANIZADO: ESCLARECENDO AS IDEIAS

Parto natural: parto por via vaginal,onde as intervenções médicas são realizadas somente quando há necessidade, o que ocorre pouco.

Parto normal: parto por via vaginal, com a presença de intervenções médicas, muitas vezes desnecessárias.

Parto humanizado: O “parto humanizado” não é um tipo de parto. O nascimento do bebê pode ser por via vaginal (parto “normal” ou natural) ou cirúrgico (cesáreo). No parto, a mulher é ativa, participa do processo. O parto humanizado é na verdade um modo de entender, abordar e conduzir o parto. No parto humanizado a fisiologia do parto é respeitada, e as intervenções, inclusive a cesárea, só são realizadas quando realmente necessárias. O parto humanizado empodera a mulher e acolhe com sensibilidade o recém-nascido. Neste sentido, a humanização do parto é um processo de ampliação da consciência, pois coloca a mulher como protagonista, a mulher participa das decisões sobre seu corpo e seu parto. A mulher passa ter acesso a informações que até um tempo atrás eram negadas a ela e de posse dessas informações pode decidir junto com a equipe obstétrica quanto as condutas da sua gestação e parto.

Verena de Magalhães Ballalai Alves de Almeida é terapeuta educacional e educadora perinatal(pela ONG Amigas do Parto/Instituto Ser e Saber Consciente) em Salvador-BA. ballalai@gmail.com


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2018 Amigas do Parto

  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now