AS DOULAS E SUA SEXUALIDADE


Numa linha de consciência interior e de realização do ser para melhor fazer, segundo algumas doulas experientes, é importante que a doula esteja familiarizada e à vontade com sua própria sexualidade. Isso significa não só ter uma boa e satisfatória vida sexual (quando possível, no caso a doula tenha um parceiro), mas ter intimidade com os próprios órgãos sexuais.

 

Para ajudar outra mulher a se conectar com sua dimensão instintiva e animal (conforme a proposta de Michel Odent, por exemplo), a doula ou a educadora perinatal deve estar ela mesma próxima de sua instintualidade. Métaforas cor pastel para falar da sexualidade demonstram a falta de conexão com a mesma. A linguagem deve ser clara e direta, mas nem por isso escandalosa. Querer chegar ao ponto não é o mesmo que desejar criar espanto ou exibir uma suposta desenvoltura sexual. A mensagem deve ser também respeitosa. E isso é obtido não só pelo tom que se usa mas pelos nomes. Vulva é vulva, lábios, clitóris e vagina são o que são.

 

A maturidade da doula se mostra quando, após ter enfrentado com clareza os assuntos em pauta, ela também dá espaço para que as sensações que eles produzem seja elaboradas e trabalhadas, e possivelmente exteriorizadas. Séculos de pudor e vergonha não somem na nomeação descarada dos genitais femininos. Isso só seria inútil. É no acolhimento amoroso, mas lúcido, que se transforma a timidez das mulheres em aceitação, familiaridade, carinho e enfim empoderamento.

 

Mas tudo isso, somente é possível passar a outra pessoa quando o se tem vivido na pele. Por isso, ser doula é um assunto sério: quem está preparada para essa transparência sexual consigo mesma?



Adriana Tanese Nogueira, Psicanalista, filósofa, autora, educadora perinatal, fundadora da ONG Amigas do Parto. www.adrianatanesenogueira.org

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

ONDE ESTÁ?

July 6, 2017

1/1
Please reload

Recent Posts

April 20, 2020

December 2, 2019

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags