COMO ENSINAR A TÉCNICA DA RESPIRAÇÃO PARA O PARTO?

 

 

         Não se trata de "ensinar" a respirar. Cada mulher (cada pessoa) é única e tem diferentes formas de fazer as coisas. Ensinar promove uma postura rigida e racional, imposta de fora. E se a mulher tiver que lembrar como se faz, estará se desconectando do cérebro instintivo.

        É verdade que a nível orgânico podem haver algumas técnicas respiratorias melhores do que outras pelos resultados que operam no corpo, porém também é certo que o instinto de cada uma é a melhor "técnica". A respiração ideal é aquela mais se aproxima da normal.

          É preciso dar à mulher o apoio necessário para que se conecte consigo própria e sinta confiança em sua natureza, para que esta flua em toda sua sabedoria. Fazendo uma respiração que a relaxe e conseguindo um estado de espírito tranquilo, seu corpo irá naturalmente buscar a melhor respiração para cada momento.

          Este é um dos trabalhos indispensáveis de preparação ao parto: passar às mulheres a noção de que elas contam com todas as ferramentas para gestar, parir, amamentar e criar seus filhos, sem que ninguém tenha que ensinar-lhe nada. Basta respeitar e escutar seu corpo.



Adriana Tanese Nogueira, Psicanalista, filósofa, autora, educadora perinatal, fundadora da ONG Amigas do Parto. www.adrianatanesenogueira.org

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

ONDE ESTÁ?

July 6, 2017

1/1
Please reload

Recent Posts

April 20, 2020

December 2, 2019

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags