COMO ENSINAR A TÉCNICA DA RESPIRAÇÃO PARA O PARTO?

Não se trata de "ensinar" a respirar. Cada mulher (cada pessoa) é única e tem diferentes formas de fazer as coisas. Ensinar promove uma postura rigida e racional, imposta de fora. E se a mulher tiver que lembrar como se faz, estará se desconectando do cérebro instintivo.

É verdade que a nível orgânico podem haver algumas técnicas respiratorias melhores do que outras pelos resultados que operam no corpo, porém também é certo que o instinto de cada uma é a melhor "técnica". A respiração ideal é aquela mais se aproxima da normal.

É preciso dar à mulher o apoio necessário para que se conecte consigo própria e sinta confiança em sua natureza, para que esta flua em toda sua sabedoria. Fazendo uma respiração que a relaxe e conseguindo um estado de espírito tranquilo, seu corpo irá naturalmente buscar a melhor respiração para cada momento.

Este é um dos trabalhos indispensáveis de preparação ao parto: passar às mulheres a noção de que elas contam com todas as ferramentas para gestar, parir, amamentar e criar seus filhos, sem que ninguém tenha que ensinar-lhe nada. Basta respeitar e escutar seu corpo.

Adriana Tanese Nogueira, Psicanalista, filósofa, autora, educadora perinatal, fundadora da ONG Amigas do Parto. www.adrianatanesenogueira.org

#Respiraçãonoparto

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2018 Amigas do Parto

  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now