Doulagem de Sucesso

 

Por Maria Zilda Simoni Torres

 

Assistente de enfermagem e doula

 

2015

 

 

 

 

 

Tivemos nosso primeiro contato, casal e doula. Ouvi atentamente todas as dúvidas e medos do casal, principalmente da gestante. Apresentei informações concretas e fomos quebrando paradigmas no restante de nossas visitas periódicas.

 

 

 

A gestante me procurou por ser seu primeiro filho, primípara, e não querer em hipótese algum uma cesárea. Ela dizia

que “quero trazer meu filho ao mundo da melhor forma possível!” Conversamos sobre todos os assuntos em cada momento propicio, falamos sobre as mudanças físicas e fisiológicas, a influência do ambiente e da sociedade, questões psíquicas como o medo da reação das pessoas e suas opiniões infundadas. Tivemos momentos para falarmos sobre o plano de parto, qual a necessidade dele e quando tê-lo em mãos, quais lugares aceitam e cumprem, o que deve conter e porquê. Falamos sobre contrações de treinamento, contrações efetivas, trabalho de parto, técnicas de relaxamento, alivio da dor e falamos também sobre os desejos dela e o que ela espera para esse momento. Tudo muito bem esclarecido, agora era só esperar o momento do Pedro vir ao mundo!

 

 

 

 

As 23:15 do dia 29 de Abril recebo a ligação da gestante onde ela me informa que as contrações de treinamento agora estão ficando mais intensas, os espaços estão curtos, seguidos de endurecimento da barriga e ela não consegue falar nessas situações. É quando mais uma contração vem e ela fica muda ao telefone. Informo a ela que estou a caminho da sua casa. Chegando lá ela já está no chuveiro, sua fisionomia muda a cada contração. Preparo um chá de Camomila em uma bandeja com bolachas de agua e sal. Logo ela sai do chuveiro e começamos alguns movimentos na bola suíça, elas se mantem hidratada, coloco uma música de sua escolha, as luzes são diminuídas. Peço a ela que a cada contração ela respire, vocalize, cante ou grite como ela achar melhor. Durante as contrações massageio sua lombar de modo a proporcionar o alivio imediato. As contrações ainda estão arrítmicas, estamos em fase latente. Ela pede chuveiro, ela entra no chuveiro e deixa a agua quente cair nas costas, ela fala que se sente melhor ali. As contrações vão ficando mais próximas, mais apertadas. Arrumamos as coisas e seguimos para o local de sua escolha, doula, gestante e marido. 

 

 

 

Chegando lá fomos acomodadas em uma sala pré-parto, as contrações seguiam agora com ritmo de 20 em 20 min. Dilatação de 4 cm. Batimentos Cardíacos Fetais normais, verificados pela enfermeira obstetra de plantão. Pressão Arterial da gestante em perfeitas condições. Tudo caminhando para um parto natural maravilhoso. Banheira cheia gestante prefere ficar imersa na agua, luzes baixas, musica baixa e calma. Faço massagem na lombar, proporcionando alivio. As contrações estão vindo a cada dez minutos. Ela bebe bastante agua. Diz estar cansada, eu explico para ela que agora falta pouco, que ela vai conseguir. A Enfermeira verifica os batimentos do bebe e continua bem. Evolução perfeita.

 

 

 

As contrações ficam mais próximas, não conseguimos ver o rompimento da bolsa, porque a parturiente passou quase todo o trabalho de parto na água. Ela grita bem alto: “o Pedro está vindo! ”, é então quando ela colocou a mão e sentiu a cabecinha. Ele já estava coroando. As 09:12 do dia 30 de abril, ainda na água, em posição de quatro apoios, o marido recebe bebê Em seguida ela vira e coloca ele no peito. Ela chora, ri, beija o marido, o bebe! É esperado que o cordão pare de pulsar e então o pai corte. Mãe e bebê saem da banheira para a cama.

 

 

 

Foi estimulada a amamentação nas primeiras horas para a liberação da placenta. Períneo integro, sem sinal nenhum de laceração. De acordo com o plano de parto que a puérpera protocolou não houve administração de nitrato de prata nas primeiras horas, o bebe permaneceu em alojamento conjunto 24hrs; o pai permanece como acompanhante; não foi e nem será oferecido bico, formula, agua ou qualquer outra coisa para o bebe. Bebe segue em Amamentação de Livre demanda. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

ONDE ESTÁ?

July 6, 2017

1/1
Please reload

Recent Posts

April 20, 2020

December 2, 2019

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags