MENSTRUAÇÃO APÓS O PARTO
O fato de a mulher estar ou não amamentando é determinante para a volta dos ciclos menstruais normais depois do parto.
Cada mulher é diferente, e tudo depende de cada corpo e de cada circunstância. Por isso, os parâmetros abaixo não são nada fixos, servem somente para dar uma orientação. Se você estiver com dúvidas, converse com um@ profissional de saúde.
Mães que amamentam: Um dos muitos benefícios da amamentação é manter a menstruação suspensa por um período maior. A mulher que dá o peito regularmente, tanto durante o dia quanto à noite, pode passar até um ano sem menstruar. Isso, claro, depois do fim do sangramento normal pós-parto, que pode durar várias semanas.
Caso o bebê comece a dormir a noite inteira, pulando algumas mamadas, a menstruação volta mais cedo -- o mais comum é que isso aconteça quando ele tiver entre 3 e 8 meses. A mesma coisa acontece quando se complementa a alimentação do bebê com fórmula láctea (caso do exercício). Ou seja: quanto mais o bebê mamar no peito, mais o ciclo menstrual vai demorar a voltar.
Mães que não amamentam: Mulheres que não estão amamentando podem retomar os ciclos menstruais regulares já um mês depois do parto. Às vezes a menstruação de demora dois ou três meses para voltar.
Todas as mães: O organismo da mulher libera o primeiro óvulo pós-parto antes de ela menstruar, portanto não há como prever quando isso pode acontecer. Assim, se a mulher não adotar um método anticoncepcional logo que começar a ter relações sexuais de novo, pode vir a ficar grávida antes mesmo de voltar a menstruar. Esse tipo de surpresa não é incomum. Por isso, após aproximadamente 40 dias de pós-parto a mulher deve iniciar um método contraceptivo de sua escolha, cujos métodos serão abordados a seguir.
Maria Rita C. B. Almeida é enfermeira e professora. Mora em Curitiba (PR). Email de contato: mariarita.cassia@gmail.com. Este trabalho foi realizado durante o Curso Humanização Online 2009.