MISSÃO

Promover humanização, consciência e desenvolvimento pessoal e social.

 

VISÃO

Queremos empoderar mulheres, parceiros e profissionais para partos e nascimentos respeitados, maternidade e paternidade ativas e criação consciente dos filhos através de informação, do incentivo ao autoconhecimento e realização pessoal, e da orientação e exemplo na direção de relações sociais baseadas em cidadania, solidariedade e mútuo respeito entre todos os agentes.

 

VALORES

Conforme uma organização atua, cresce e se desenvolve, é natural que haja flutuação nas práticas e nos valores. Entretanto, há uma linha fundamental de valores que permanece estável. Esses valores não representam somente a alma da organização mas servem para guiar cada geração na continuidade desse projeto.

Nossos valores são princípios que norteiam interna e externamente nossas ações fundamentando a confiabilidade entre nós e a credibilidade social. Nesses valores nos inspiramos e para sua realização plena caminhamos.

Os valores abaixo estão apresentados em ordem alfabética e não de importância.

 

Aprendizado

Somos curiosos, abertos, indagadores, questionadores. Respeitamos o conhecimento adquirido ao mesmo tempo em que mantemos e treinamos a mente na elasticidade essencial para que novo aprendizado seja possível e assim a inovação, relisiência e adaptação aos desafios do contextos individuais e sociais nos quais estamos inseridos e que mudam a cada momento.

 

As Pessoas Em Primeiro Lugar

Todas as pessoas devem ser respeitadas e suas escolhas e perspectivas ouvidas. Não doutrinamos e não forçamos mudanças, mas protegemos com firmeza e ousadia nosso direito a sermos diferentes e a perseguimos escolhas e estilos de vida diferentes. Somente assim estaremos ensinando pelo exemplo que o ser humano e seu desenvolvimento é mais importante do que os sistemas de pensamento no qual está inserido, muitas vezes de forma acrítica.

 

Auto-determinação

Acreditamos na auto-determinação e capacidade de auto-defesa, por isso favorecemos que cada um tenha sua vez e sua voz, não tomando seus lugares, não falando por eles, não assumindo a liderança das vidas alheias mas estimulando a responsabilidade individual de cada um sobre sua vida e suas escolhas.

 

Colaboração

Juntos somos mais fortes. Encorajamos estratégias que unam, fortalecendo o tecido social e oferecendo as melhores soluções.

 

Comunidade

Nenhuma organização existe no vazio. Estamos inseridos num contexto social, cultural e político que deve ser levado em consideração. Queremos o apoio da comunidade e evitams conflitos desnecessários, cientes de que o processo no qual nos engajamos é de longo prazo e tem repercussões civilizacionais que não necessariamente serão observadas no arco de poucos meses ou mesmo de uma geração.

 

Empoderamento

Queremos ofecer mais do que soluções imediatas a situações individuais particulares. Enxergamos cada situação pessoal como o reflexo e o sintoma de problemas mais profundos e mais amplos de ordem psicológica, cultural, social e política. Portanto, empoderamento é para nós a atuação local, particular e específica, tendo em mente o quadro global no qual a situação particular e nossa própria atuação  se inserem, em vista de promover empoderamendo individual numa perspectiva mais profunda e de maior alcance.

 

Equidade

Acreditamos no direito da livre escolha. Todos os indivíduos têm direito ao respeito, dignidade, igualdade, incluindo nós. Todo indivíduo é responsável por suas ações, incluindo nós.

 

Excelência

Promovemos as mudanças individuais e sociais a partir do constante, duradouro e honesto trabalho interior de cada indivíduo comprometido com a organização. Logo, cursos de aperfeiçoamento, atualização e aprofundamento são indispensáveis e são acompanhados pela responsabilização do processo individual de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Buscamos indivíduos que conheçam “as razões da razão” e “as razões do coração” como diria Blaise Pascal, e saibam lidar com ambas. Somente assim é possível ser agentes criativos desse processo. Humanizar-se para humanizar.

 

Diversidade

Enxergamos a diversidade como um patrimônio da organização e da sociedade que deve ser respeitada para promover relação construtivas na perspectiva de uma comunidade humana mais consciente. Acreditamos que cada um tenha sua tarefa, sua missão, sua contribuição, portanto tenha seu lugar no mundo de onde possa expressar essa unicidade que ao realizá-lo como indivíduo o torna também membro indispensável da sociedade.   

 

Impacto

Fazemos a diferença. Focamos em resultados que tenham impacto no presente e sejam centelhas para uma série de reações em cadeia que gerem transformações individuais e sociais, no rítmo que cada indivíduo e conforme o contexto é capaz de sustentar.

 

Integridade

As relações entre nós e com o público devem estar baseadas na honestidade, transparência e ética.

 

Pensamento Crítico e Conhecimento

A organização preza o conhecimento e o pensamento crítico, entendidos o primeiro como superação do achismo e da mera informação, e o segundo como capacidade de refletir e discutir ideias sem necessariamente abraçá-las como verdades.

 

Serviço

Somos responsáveis e flexíveis. Criamos relações.Estabelecemos contatos com as pessoas a partir do lugar que ocupam, desenvolvendo experiências, conteúdos e resultados que levem adiante a missão da organização. 


 


Um pouco de história e contexto

 

A ONG surgiu para dar continuidade à atuação do extinto grupo informal Amigas do Parto do qual Adriana havia sido uma das fundadoras em Abril de 2001.

A ONG Amigas do Parto faz parte do amplo e diversificado movimento pela humanização do parto. Entendemos a humanização como um processo de amadurecimento e conscientização pessoal e profissional, que envolve mulheres e profissionais de saúde e que se repercute em relações éticais, cidadãs e educativas.

Atuamos para empoderar as muheres em seu processo de retomada da maternidade em suas mãos. Damos suporte e informação para o desenvolvimento de uma atitude participativa e consciente durante a gestação, parto e puerpério - o que se reflete num parto e numa maternidade ativos. Encorajamos a autonomia e a independência de juízo e promovemos o parto melhor para cada mulher em sua específica condição psico-social, no respeito da fisiologia do parto, das Recomendações da OMS e das evidências científicas.

Atuamos também para o empoderamento dos profissionais em seu processo de desenvolvimento profissional e de emancipação de saberes tradicionalistas não amparados por pesqusas ou pela comunidade científica internacional mais avançada. Promovemos relações éticas e o resgate do sentido da medicina e de todas as atividades vinculadas à saúde e ao bem estar humano.

Oportunizamos para ambos cursos de preparação, aperfeiçoamento e reflexão. Disponibilizamos material temático original e debates sérios. Oferecemos revisão de conteúdo e abordagem multidisciplinar aos temas. Promovemos conexões entre grupos de diferentes setores sociais e de diferentes países.

Entre nossos objetivos:

• Informar e conscientizar as mulheres sobre a fisiologia natural do parto e sua dimensão psico-social
• Promover uma visão do parto e da assistência obstétrica centrada nas necessidades das mulheres, nas Recomendações da OMS e na Medicina Baseada em Evidência
• Contribuir para a diminuição do número de cesáreas no Brasil.
• Dar suporte e orientação para o desenvolvimento saudável, consciente e harmonioso da relação mãe–bebê e mãe/pai/bebê.
• Promover a reflexão e investigação sobre a humanização do parto e, em definitiva, a humanização das relações de saúde e, finalmente, a humanização das relações sociais.
Acreditamos na humanização com consciência, por uma obstetrícia engajada ética e socialmente, e cientificamente fundamentada, e por uma maternidade e paternidade ativas e participativas.


 

A imagem reflete a idéia de um parto ecológico, envolvido na Natureza, protegido pela força e enraizamento que uma grande árvore representa. Força da vida e enraizamento em seu fluxo. 

Nesta imagem a mulher está sozinha, o cordão umbilical ainda vinculando ela e seu bebê, que acabou de nascer. Ela mesmo o aparou e levou ao peito. É uma imagem de autonomia e empoderamento feminino no contexto de uma visão holística da vida.

A importância simbólica desta imagem está refletida no efeito que provocou no público. Em poucos anos, a imagem da árvore apareceu em vários logos de outros grupos e eventos vinculados à humanização do parto e nascimento.

© 2018 Amigas do Parto

  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now